top of page
Medida de Temperatura

Atribui - se ao ilaliano Galileu Galilei ( 1564 - 1642), a construção, no século XVI, do primeiro termoscópio ( veja o boxe ao lado) , instrumento destinado a  comparar temperaturas instantaneamente. O  fundamento desse equipamento está na observação da expansão das substâncias quando aquecidas.Na consequente variação na altura da coluna do líquido que é colocado no termoscópio; em geral, usava - se água. O  termoscópio de Galileu não possía escala graduada, nao fornecendo, portanto valores quantitativos.

As escalas termométricas

Nos anos seguintes, o princípio do termoscoópio evoluiu para aparelhos com escalas graduadas, e outros modelos apareceram, com uso de alcool ou mercúrio no lugar da água.com o tempo, criaramm - se várias escalas de medida de temperatura - cada uma adotando diferentes valores de comparação - e diversas atualizações foram feitas no instrumento, tais como fechar a outra extemidade do bulbo,para evitar a evaporação do conteúdo, e substituir o líquido, até encontrar aquele que indicasse com maior precisão as variações de temperatura.

O  líquido que se mostrou mais adequado para preencher o bulbo do instrumento que  hoje conhecemos como termómetro foi o mercúrio,substância bastante sensível ás variações de temperatura, ou seja, na qual pequenas elevações ou quedas de temperatura causam aumento ou redução de volume percptíveis a olho nu.Além disso, o volume do mercúrio varia linearmente com a teperatura.

As escalas Celsius e Fanhrenheit

Atualmente, as escalas termométricas Celsius e Fahrenheit são as mais utilizadas no dia a dia.

O alemão Daniel Fahrenheit (1686 - 1736 ) proôs uma escala em que adotou como referência temperatura ja utilizadas pelo dinamarquês Olaf Roemer (1644 - 1710):as temperaturas do corpo humano, da ebulição da água e da fusão do gelo. Ao criar sua escala, Roemer queria abranger, somente usando valores positivos, a menor temperatura que pudesse ser medida; além disso, constituiu um sistema sexagesimal, com valor de 60 grau para temperatura e ebulição da água.

As modificações introduzidas por Fahrenheit limitaram- se a alterar o inervalo adotado por Roemer e também a temperatura mais baixa do termômetro. Na escala Fahrenheit,o ponto de fusão do gelo ocorre em 32 graus Fahrenheit (32ºF), e o ponto de ebulição da água, em 212 ºF. Assim, esse intervalo de medida comporta 180 divisões. Essa escala termométrica foi a primeira largamente empregada por  médicos e cientistas.

Fahrenheit também realizou trabalhos mostrando a influência da pressão atmosférica na temperatura.Sua escala ainda é utilizada em alguns países de língua inglesa, como os Estados Unidos.Em 1742, o sueco Anders Celsius (1701 - 1744) propôs uma escala em que o ponto zero correspondia ao ponto de ebulição da água, e o ponto 100, a temperatura de fusão do gelo (ambos à pressão atmosférica de 1 atm ao nivel do mar), dividindo o intervalo emm 100 partes iguais.Em 1743, esses números foram invertidos, e a escala Celsius( ºC ) passou a ser amplamente adota.

Ligado ao tema
Termoscópio

O termoscópio é um instrumento constituído de um bulbo de vidro prolongado por um a extremidade aberta do tubo mergulhada em um recipiente conendo uma porção de líquido, geralmente água.Emtemperatura ambiente, a pressão atmosférica atua sobre a superfície da água que está no recipiente e empurra parte dela para dentro do tubo, formando uma coluna.Quando se aquece o bulbo com as mãos , o ar em seu interior sofre expansão, tornando - se menos denso que o ar exterior e empurrando a coluna de água para baixo.

Ilustração de um tipo de termoscópio

À época da criação das escalas Fahrenheit e Cesius, a teoria cinético - molecular ainda não fora desnvolvida.Por isso, essa escalas não medem a energia de vibração das partículas constituintes da maréria.Somente no século XIX, o escocês William Thomson(1824- 1007) - mais conhecido como Lorde Kelvin - criou uma escala com base nessa teoria, a escala Kelvin.

bottom of page