

Trannsferência de calor por condução
Observe a imagem ao lado,Nesse caso, as partículas do fundo da frigideira recebem calor diretamente da chama do fogão e passam a vibrar mais intensamente.Essa vibração é transferida para as partículas do metal que estão em contato direto com a chama, até que toda a frigideira se aqueça, aquecendo também o alimento.Esse é um exemplo de transferência de calor por condução, que pode ser assim definada.

Condução é o processo de transferência de calor por contato direto entre os corpos, em que a energia é transferida de partícula a partícula, desde o corpo que está em contato com a fonte quente até o corpo que está na região mais fria.Portantato, a condução depende de um meio material.
Variáveis que influenciam a condução
Entre os fatores que influenciam o processo de condução, destacamos os descritos a seguir.
Tipo do material envolvido.Alguns materias conduzem bem o calor e , por isso, são chamado condutores térmicos.Por outro lado, os materiais que conduzem mal o calor são chamados isolantes térmicos.De maneira geral, os metais são considerados bons condutores de calor e isso se deve á grande proximadade entre as partículaS que os compõem.Nos metais, além de os átomos e as moléculas estarem relativamente próximos entre si, existem eletróns livres,que podem vibrar mais.Isso garante que a transferência de calor por condução seja mais fácil.Em outros materiais - como a madeira, o plático e a borracha-, além das características microscópicas de suas estruturas (em que as partículas esão mais afastadas que nos metais),não há elétrons livres, de maneira que a intensidade da condução de calor é menor.
Área de contato. Uma maneira de perceber a influência da área de contato durante o processo de troca de calor é tocar uma superfície com baixa temperatura,primeiro com o dedo e, depois, com toda a palma da mão.É pssivel perceber que, na segunda situação, ocorre maior perda de energia térmica da mão para área fria de contato.
Intervalo de tempo.Ganha - se ou perde - se maior ou menor quantidade de calor para determinado corpo ou sistema conforme o tempo de contato com esse corpo.Por essa razão, um ferro de passar roupa aquecido pode ser passado rapidamente sobre um tecido sem danificá- lo, ao passo que, se o contato com o ferro quente durar um tempo maior, o tecido pode ser queimado.
Diferencia de temperatura.Quanto maior for a diferencia de temperatura entre a fonte de calor e o corpo que receberá o calor, maior será o aquecimento.
Espessura.Considerando duas panelas de mesmo material, sendo uma mais espessa de que a outra, a troca de calor entre a chama do foão e o alimento é mais rárpida com a panela de menor espessura, e vive - versa, e mais lenta com a panela mais espessa.